Além de enfeitar a casa e trazer um pouco da paz da natureza para perto de nós, as plantas também purificam o ar! Lembra das aulas de ciências da escola? As plantas capturam o gás carbônico do ar e devolvem oxigênio para a atmosfera. Essa característica de “filtrar” o ar também vale para outros gases tóxicos, encontrados em vários produtos do nosso dia-a-dia, como: formaldeído, benzeno, tricloroetileno, xileno, tolueno, amônia, ftalatos, nicotina, entre outros.

Selecionei 08 plantas, que irão oferecer frescor e alegria para a sua casa, além de serem boas purificadoras do ar dos ambientes. Fique atenta(o) às restrições de uso de algumas espécies, que são tóxicas e venenosas!

1) Hera inglesa: listada pelos cientistas da NASA como a melhor plana filtradora de ar. Pode ser cultivada em vasos como planta pendente ou apoiada em suporte de xaxim e para revestimento de muros e paredes, bem como para forração em canteiros a pleno sol ou meia-sombra.

2) Lírio da Paz (restrição de uso em ambientes com crianças e animais): essa é uma das poucas plantas purificadoras de ar que têm flor. Cultivada a meia-sombra, não exige muita manutenção, mas deve ser irrigada periodicamente, sendo recomendadas para regiões tropicais e subtropicais.

3) Espada de São Jorge (restrição de uso em ambientes com gato e cachorro): além de ter a propriedade de neutralizar as energias negativas do ambiente, possui capacidade de absorver formaldeídos liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpete. Podem ser cultivadas a pleno sol ou a meia-sombra.

4) Clorofito (ou Planta Aranha): ótima purificadora de ar, combatendo poluentes como benzeno, monóxido de carbono e xileno, muito utilizado no tratamento de couro, borracha e impressões.

5) Jiboia (restrição de uso em ambientes com crianças e animais): ótima opção para filtrar formaldeídos, assim como monóxido de carbono e benzeno do ar. Costuma ser cultivada apoiada em suportes de xaxim e pendente, a pleno sol ou a meia-sombra.

6) Palmeira Rafis: filtra amônia, presente em materiais de limpeza, tecidos, tintas para cabelo. Gosta de claridade: pleno sol ou meia-sombra.

7) Samambaia: com  muitas variedades, me lembra o alpendre das casas do interior, da minha infância. É uma das melhores plantas purificadoras de ar, capazes de filtrar impurezas do ar e remover mercúrio e arsênico do solo.

8) Dracena (restrição em ambientes com gato): apesar de alta, tem estrutura fina e ocupa pouco espaço. Cresce melhor no sol, perto de portas de vidro e janelas.

Se for investir em uma composição de plantas, experimente diferentes texturas e tons de folhagem, diferentes alturas e tamanhos de vasos e suportes… mas lembre-se, não precisa ser nada muito complicado, caro e/ou trabalhoso.

Sempre que possível, contrate um paisagista e/ou estude as necessidades de cada espécie.

Instagram