No Post de Junho/2020 – “Iluminado a Casa”, falamos sobre a Luz e alguns princípios importantes relacionados a Visão, lembra? Só enxergamos o mundo por causa da luz… É ela que nos revela tudo e todos 😉

Isso também vale para as cores, pois cor é luz! A cor de cada objeto depende de quanto ele está absorvendo ou refletindo do comprimento de ondas da luz. Por exemplo, se um objeto absorve totalmente a luz, o vemos como preto, se reflete integralmente a luz, o vemos como branco.

A luz branca é composta pelas 07 cores básicas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. São essas cores que podemos ver no arco-íris, onde as partículas de água em suspensão funcionam como micro-prismas, separando-as.

As cores têm o poder de atuar sobre as nossas emoções e alterar o nosso humor, estado de espírito, até mesmo sob a forma de respostas físicas: apetite, disposição, relaxamento,… Possuem um especial poder de movimentação das energias mais sutis.

Ao apreciar a natureza, nos vemos diante de paletas variadas de cores. Somos constantemente agraciados com combinações ousadas e harmônicas: árvores, plantas, flores, insetos, animais, tonalidades do céu, do mar, das pedras… uma verdadeira fonte de inspiração!

Existem vários estudos e muita literatura interessante sobre as cores… Mas quero compartilhar com vocês possíveis relações, símbolos e significados para algumas das cores, como instrumento de apoio para a sua própria investigação.

_Branco

União de todas as cores do espectro do arco-íris. Pode exprimir a ideia de luz, portanto garante mais claridade nos ambientes, simboliza a simplicidade, pureza e a limpeza. Em excesso pode dar a sensação de frieza e esterilidade.

 

_Preto

Representa a tradição, a nobreza, a elegância… a escuridão interior que enriquece e dá profundidade à personalidade. Por isso pode ser associada a tristeza, ao medo, ao mistério e a morte. É uma cor autoritária, que pode representar a superioridade. Dependendo de como é utilizada, faz com que as outras cores pareçam mais vibrantes.

_Vermelho

É uma cor mais quente, estimulante e intensa. Traz vigor, calor, impulso e confiança. Relacionada a cor da paixão, é ativa, altamente energética, e em excesso pode acelerar o metabolismo e levar à raiva.

 

_Laranja

Menos quente, é o símbolo da alegria, do empenho. Está associada à organização, disciplina e à responsabilidade. Traz coragem, otimismo, remete ao prazer e ao sucesso. Representa a vitalidade, a saúde e o potencial restaurador. Em excesso, pode levar à irritabilidade.

_Amarelo

Por ter a vibração do sol, é estimulante, estimula a criatividade e a ação. É a cor da mente e do intelecto, facilita o raciocínio e a capacidade de concentração. Mas, em excesso, também pode causar irritação.

 

_Verde

Refrescante e neutra, a cor das plantas, ao contrário do amarelo, é a cor mais fácil de ser captada por nossos olhos e, portanto, acalma, reequilibra e re-energiza. Esta relacionado ao poder de cura, ao crescimento, renascimento, à esperança e a prosperidade.

_Azul

Frio, é a cor do céu e do mar, pode ajudar a serenar as emoções, reduzindo a ansiedade. É a cor da alma e da proteção espiritual. Tranquiliza o corpo e a mente. Mas, em excesso pode levar a depressão e a introspecção.

 

_Índigo

Morno para frio, é uma cor calma, entre o azul e o violeta, que ajuda a curar dores de cabeça por conta de seu efeito relaxante. É a cor da inspiração e do sossego infinito. É considerado um equilibrador de energias.

_Violeta

Fria, é uma cor rara na natureza. Considerada uma cor espiritual e mística, contribui para a transmutação de energia, para a integração e fortalece processos meditativos. Em excesso pode levar a estados de tristeza e melancolia.

 

_Cinza

É uma cor extremamente neutra, considerada fria. Que remete seriedade, ao respeito, à obstinação e formalidade. Simboliza o equilíbrio dos opostos, a neutralidade, o meio-termo. Ausência de emoção

Apesar das convenções relacionadas as cores, o que realmente importa é o que você sente e intui quando estabelece um diálogo com cada uma delas. Pode estar relacionado a sua bagagem de experiências, de emoções e interpretações… mesmo que não tenham nada a ver com o que foi partilhado aqui.

Agora me conta… Qual a sua cor preferida? Costuma ousar e usar as cores? Ou tem receio de errar e acaba usando os tons neutros e monocromáticos? Se sentir vontade, me conta aqui como é a sua relação com as cores 😉

Instagram