Estamos vivendo um período, no mínimo, estranho. Muitos sentimentos e emoções nos visitam todos os dias e ao longo deles. Hora recebemos a alegria, o amor, a paz, a coragem, a disposição. Na sequência, às vezes simultaneamente, chegam, sem avisar, a ansiedade, o medo, a angústia, a tristeza, a raiva, a culpa. Sim, eu sei… essa sensação de falta de controle, de perspectiva, e o desejo de que tudo volte ao “normal” causam um tremendo desconforto e demandam um baita esforço para manter a mente, o corpo e o espírito em harmonia.

Alguns estudos mostram que o primeiro grupo de emoções, citado acima, eleva o padrão vibratório do corpo, das células, e nos abastece de energia boa e de qualidade. Já o segundo grupo, liderado pela ansiedade, contém as emoções com baixo padrão vibratório, que drenam a nossa energia, causando cansaço e desânimo, além de afetar o nosso sistema imunológico.

Calma. Respira. A boa notícia é que não precisamos dar conta de tudo o tempo todo. Ufa! Porém… podemos usar o nosso super poder: a ESCOLHA. Sim, no meio de tudo isso, temos ESCOLHA! Talvez, não aquela escolha que estamos acostumados a fazer em condições normais de temperatura e pressão. Dentro das possibilidades de cada um, podemos ouvir cada emoção, boa ou ruim, dialogar um pouco com cada uma delas, aprender, e escolher quem fica e quem sai. Fácil? Não! Mas, o invés de negar, lutar contra essa nova condição, podemos deixar os dias mais leves… podemos aproveitar para curtir a casa, por exemplo.

Esse mesmo processo interno, pode ser feito externamente, com a casa. Independente do tamanho da sua casa, se mora sozinha, com o companheiro, filhos, pets, amigos… podemos escolher investir o tempo em casa, com aquilo que promova sensações, sentimentos e pensamentos de alta vibração.

Bora pensar juntos? Compartilho uma lista com algumas coisas que tenho feito para curtir a minha casa e que podem inspirar você! Procurei agrupá-las em temas, que poderão ativar e exercitar o CORPO, a MENTE e o ESPÍRITO…

Para Movimentar o Corpo:

_Transforme a varanda ou a sala da sua casa no seu espaço fitness. Crie uma rotina para exercitar e movimentar o corpo, alternando com alongamento, cardio, musculação, funcional, pilates…tem muitas aulas e treinos disponíveis na Internet.
_Bora dançar!? Faça uma playlist nova com músicas que potencializam alegria e dance pela casa toda! Aqui em casa fazemos isso nos dias de faxina, transformando uma atividade “chata” em algo divertido. Ah! Também vale cantar em voz alta!

Momento Bem-Estar:

_”Day-Spa” em casa: abra os armários do banheiro, dê uma olhada em todos os cremes corporais e faciais, todos os esfoliantes, máscaras, óleos, shampoos… aproveite para descartar os vencidos e as embalagens vazias e tire o dia para cuidar de você, da sua pele, do cabelo, das unhas, dos pés… depois tome um banho quentinho e deixe que água renove seus pensamentos e sua energia.
_Vá para cama mais cedo e/ou durma até mais tarde: escolha um ou dois dias na semana para curtir a sua cama, o seu quarto. Já está mais que comprovado que uma noite de sono profundo vale muito para a nossa saúde e para repor as nossas energias, nossos hormônios. Aproveite para espreguiçar na cama, sentir o toque do lençol e curtir o prazer de acordar sem o despertador.

Momento Zen:

_Medite ou, simplesmente, permita-se uma pausa de apreciação, em silêncio: reserve 15 minutos diários para esse momento só seu. Escolha um canto relaxante e confortável da sua casa, acenda um incenso, uma vela aromática, com os olhos abertos ou fechados sinta seu corpo, exercite a presença, observe seu entorno, seus pensamentos… só observe e respire.
_Cuide do seu jardim. Mais do que decorar os ambientes, as plantas podem produzir verdadeiros milagres para a saúde e a qualidade de vida. O contato com as plantas tem um efeito muito terapêutico, podendo diminuir o estresse, a tensão, até proporcionar o nosso alinhamento interno. Adoro as minhas plantas, converso todos os dias com elas… elas são os meus pets 😉

Organizando além dos Armários:

_Fotos de viagens: pegue um mapa múndi como referência, dê uma boa olhada com calma e vá listando os lugares que você já visitou: Países, Estados, Cidades… Com essa lista em mãos busque as imagens no celular, no computador, nas nuvens e com os amigos e familiares que partilharam esses momentos com você. Recordar bons momentos certamente te fará bem 😉
_Desktop do computador e/ou o celular: reserve um tempo do seu dia para organizar e fazer uma verdadeira faxina no seu computador e/ou celular. Faça uma triagem: o que fica, o que será excluído e o que poderá ir para uma nuvem ou HD externo. Aqui vale investir um tempo antes de começar, pensando em um modo funcional e prático de organizar os arquivos no seu dia-a-dia. Desenhe numa folha a estrutura toda, como um mapa mental, e depois transfira essa ideia para a sua máquina.

Exercitando a Mente:

_Ler aquele livro desejado, colocar os estudos em dia ou investir em algum curso. Costumo fazer essas atividades mais mentais logo pela manhã, quando o meu nível de concentração é maior. Descubra e respeite o seu ritmo… e planeje sua rotina.
_Mantenha-se informado! Mas cuidado! O excesso de informação e de horas seguidas olhando para a tela do celular e computador podem causar mais ansiedade e a desconexão com você e com o entorno.

E você? O que anda fazendo nesse período para curtir a casa?
Compartilha comigo sua dica, ritual, inspiração! 🙂
Espero que as boas emoções ocupem sempre os melhores lugares dentro de cada um de vocês!

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