Estamos vivendo um per√≠odo, no m√≠nimo, estranho. Muitos sentimentos e emo√ß√Ķes nos visitam todos os dias e ao longo deles. Hora recebemos a alegria, o amor, a paz, a coragem, a disposi√ß√£o. Na sequ√™ncia, √†s vezes simultaneamente, chegam, sem avisar, a ansiedade, o medo, a ang√ļstia, a tristeza, a raiva, a culpa. Sim, eu sei‚Ķ essa sensa√ß√£o de falta de controle, de perspectiva, e o desejo de que tudo volte ao “normal” causam um tremendo desconforto e demandam um baita esfor√ßo para manter a mente, o corpo e o esp√≠rito em harmonia.

Alguns estudos mostram que o primeiro grupo de emo√ß√Ķes, citado acima, eleva o padr√£o vibrat√≥rio do corpo, das c√©lulas, e nos abastece de energia boa e de qualidade. J√° o segundo grupo, liderado pela ansiedade, cont√©m as emo√ß√Ķes com baixo padr√£o vibrat√≥rio, que drenam a nossa energia, causando cansa√ßo e des√Ęnimo, al√©m de afetar o nosso sistema imunol√≥gico.

Calma. Respira. A boa not√≠cia √© que n√£o precisamos dar conta de tudo o tempo todo. Ufa! Por√©m‚Ķ podemos usar o nosso super poder: a ESCOLHA. Sim, no meio de tudo isso, temos ESCOLHA! Talvez, n√£o aquela escolha que estamos acostumados a fazer em condi√ß√Ķes normais de temperatura e press√£o. Dentro das possibilidades de cada um, podemos ouvir cada emo√ß√£o, boa ou ruim, dialogar um pouco com cada uma delas, aprender, e escolher quem fica e quem sai. F√°cil? N√£o! Mas, o inv√©s de negar, lutar contra essa nova condi√ß√£o, podemos deixar os dias mais leves‚Ķ podemos aproveitar para curtir a casa, por exemplo.

Esse mesmo processo interno, pode ser feito externamente, com a casa. Independente do tamanho da sua casa, se mora sozinha, com o companheiro, filhos, pets, amigos‚Ķ podemos escolher investir o tempo em casa, com aquilo que promova sensa√ß√Ķes, sentimentos e pensamentos de alta vibra√ß√£o.

Bora pensar juntos? Compartilho uma lista com algumas coisas que tenho feito para curtir a minha casa e que podem inspirar voc√™! Procurei agrup√°-las em temas, que poder√£o ativar e exercitar o CORPO, a MENTE e o ESP√ćRITO…

Para Movimentar o Corpo:

_Transforme a varanda ou a sala da sua casa no seu espa√ßo fitness. Crie uma rotina para exercitar e movimentar o corpo, alternando com alongamento, cardio, muscula√ß√£o, funcional, pilates…tem muitas aulas e treinos dispon√≠veis na Internet.
_Bora dan√ßar!? Fa√ßa uma playlist nova com m√ļsicas que potencializam alegria e dance pela casa toda! Aqui em casa fazemos isso nos dias de faxina, transformando uma atividade “chata” em algo divertido. Ah! Tamb√©m vale cantar em voz alta!

Momento Bem-Estar:

_”Day-Spa” em casa: abra os arm√°rios do banheiro, d√™ uma olhada em todos os cremes corporais e faciais, todos os esfoliantes, m√°scaras, √≥leos, shampoos‚Ķ aproveite para descartar os vencidos e as embalagens vazias e tire o dia para cuidar de voc√™, da sua pele, do cabelo, das unhas, dos p√©s‚Ķ depois tome um banho quentinho e deixe que √°gua renove seus pensamentos e sua energia.
_V√° para cama mais cedo e/ou durma at√© mais tarde: escolha um ou dois dias na semana para curtir a sua cama, o seu quarto. J√° est√° mais que comprovado que uma noite de sono profundo vale muito para a nossa sa√ļde e para repor as nossas energias, nossos horm√īnios. Aproveite para espregui√ßar na cama, sentir o toque do len√ßol e curtir o prazer de acordar sem o despertador.

Momento Zen:

_Medite ou, simplesmente, permita-se uma pausa de apreciação, em silêncio: reserve 15 minutos diários para esse momento só seu. Escolha um canto relaxante e confortável da sua casa, acenda um incenso, uma vela aromática, com os olhos abertos ou fechados sinta seu corpo, exercite a presença, observe seu entorno, seus pensamentos… só observe e respire.
_Cuide do seu jardim. Mais do que decorar os ambientes, as plantas podem produzir verdadeiros milagres para a sa√ļde e a qualidade de vida. O contato com as plantas tem um efeito muito terap√™utico, podendo diminuir o estresse, a tens√£o, at√© proporcionar o nosso alinhamento interno. Adoro as minhas plantas, converso todos os dias com elas‚Ķ elas s√£o os meus pets ūüėČ

Organizando além dos Armários:

_Fotos de viagens: pegue um mapa m√ļndi como refer√™ncia, d√™ uma boa olhada com calma e v√° listando os lugares que voc√™ j√° visitou: Pa√≠ses, Estados, Cidades‚Ķ Com essa lista em m√£os busque as imagens no celular, no computador, nas nuvens e com os amigos e familiares que partilharam esses momentos com voc√™. Recordar bons momentos certamente te far√° bem ūüėČ
_Desktop do computador e/ou o celular: reserve um tempo do seu dia para organizar e fazer uma verdadeira faxina no seu computador e/ou celular. Faça uma triagem: o que fica, o que será excluído e o que poderá ir para uma nuvem ou HD externo. Aqui vale investir um tempo antes de começar, pensando em um modo funcional e prático de organizar os arquivos no seu dia-a-dia. Desenhe numa folha a estrutura toda, como um mapa mental, e depois transfira essa ideia para a sua máquina.

Exercitando a Mente:

_Ler aquele livro desejado, colocar os estudos em dia ou investir em algum curso. Costumo fazer essas atividades mais mentais logo pela manh√£, quando o meu n√≠vel de concentra√ß√£o √© maior. Descubra e respeite o seu ritmo… e planeje sua rotina.
_Mantenha-se informado! Mas cuidado! O excesso de informação e de horas seguidas olhando para a tela do celular e computador podem causar mais ansiedade e a desconexão com você e com o entorno.

E você? O que anda fazendo nesse período para curtir a casa?
Compartilha comigo sua dica, ritual, inspira√ß√£o! ūüôā
Espero que as boas emo√ß√Ķes ocupem sempre os melhores lugares dentro de cada um de voc√™s!

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