Gostaria de falar com você sobre essas duas palavras, tão utilizadas por mim, por nós e por todos os habitantes desse mundão virtual:

INSPIRAÇÃO/INSPIRAR e INFLUÊNCIA/INFLUENCIAR (ou Influencer?)

Estava refletindo sobre elas, sobre o emprego correto para o contexto apropriado… enfim! Sempre que ouço ou leio que uma pessoa é Influencer ou que exerce Influência sobre outra (ou outras milhares) me soa como algo negativo, até maléfico. Já, com a palavra Inspiração acontece o contrário, sinto algo positivo, algo relacionado a inspirar, encher os pulmões de ar e a mente de possibilidades. Acontece o mesmo com vocês?

Durante minhas pesquisas encontrei significados alinhados com essa minha percepção… olha só!

Falando sobre Influenciar:

“Quando algo está evidentemente exercendo certo peso sobre suas faculdades mentais de tal forma a canalizar sua percepção ao ponto desejado, seja por um argumento, ideia, pensamento, etc. Percebendo essa intromissão na mente, talvez seja possível discernir e admitir o que lhe for certo ou errado acerca disso. Contudo, quando determinada Influência consegue penetrar sua mente sem que seja percebida, talvez uma ou várias reações indesejadas sejam desencadeadas sem qualquer autorização consciente, residindo, nesse caso, o perigo e a negatividade do conceito que se vincula ao termo.”

Falando sobre Inspirar:

“Quando uma coisa te motiva a buscar mais, reforçando suas convicções, porém sem determinar como, a partir dali, suas ações deverão ser desdobradas para alcançar o objetivo que lhe seja compreendidamente certo, passível de justificação por próprios méritos.”

“Inspiração é algo que lhe toca profundamente, respeitando suas faculdades mentais, pois não busca se inserir em seus pensamentos de maneira hostil, como alguém que arromba a porta para adentrar a casa alheia.”

“Aquele (alguém ou algo) que inspira não impõe condições, barganhando credenciais ou mendigando atenção. Ele simplesmente vai na frente e quem quiser seguir, sinta-se livre. Talvez o exemplo recaia sobre uma atitude positiva ou ideia razoável, embora independente de autorias.”

“Influência exerce pressão perfurante para confundir suas razões ou inserindo juízos não ponderados, pois restam na qualidade de intrusos mentais.”

Iniciei a pesquisa por curiosidade e por ter cuidado no uso das palavras. Mas, conforme fui lendo a respeito percebi a importância de estar atento e presente para distinguir quando sou afetada por cada um desses conceitos diariamente.

 

Consulta: Enquirídio.org – A Epítome Ontológica Universal

Nosso blog
Instagram