Ambiente:
Hall “A Alma da Casa”

por Luciana Costantin e Heloisa Alvarez

1a Edição da Mostra HBC Casa Saudável

Acredito que pessoas com propósitos afins acabam se encontrando. E, quando esses encontros acontecem, as coisas começam a fluir naturalmente, ideias começam a brotar espontaneamente e uma onda boa de euforia invade o coração e nos coloca em ação. Posso dizer que foi exatamente assim quando conheci o Allan Lopes e o Marcos Casado, do HBC-Healthy Building Certificate, em 2019.

Logo na seqüência fiz o curso e me tornei uma profissional certificada HBC PRO, apta a seguir os parâmetros da certificação “para criar ou manter espaços saudáveis em sua interação com a vida humana”.

_

No final de 2020, quando visitei e fui apresentada à CASA da Mostra, me encantei com o projeto, quiz fazer parte e contribuir de alguma forma.

A certeza de ‘como contribuir’ surgiu, quando soube da intenção deles para a Escada e os Halls Térreo e Superior. Queriam “resgatar a memória da casa, dos moradores, do bairro”, afinal, estávamos diante de uma “jovem senhora” cheia de histórias pra contar, construída em 1970, pelos pais do atual proprietário.

Ali, nascia o Hall “A Alma da Casa”.

PSICOLOGIA DO AMBIENTE

Mais um projeto em parceria com a amiga e super talentosa Heloisa Alvarez, artesã e diretora criativa da Mucci.Co

Trouxemos para o projeto a visão da casa uníssona. Uma casa em que todos os cômodos são harmônicos, como um ser vivo e pulsante, que apesar de parecer estático, se movimenta e participa dos nossos dias de forma ativa. Casas que, assim como as árvores, são capazes de nos manter conectados às nossas raízes, estirar nossos troncos e nos fazer florescer.

A casa homem, húmus e humana. Palavras que possuem a mesma origem comum e falam da nossa ligação profunda com a Terra e com a Natureza.

LUZ NATURAL

Ao entrarmos no hall, um túnel de luz se apresenta ao pé da escada. Essa fonte luminosa funciona como um relógio solar e nos convida a observar a passagem do tempo. A sombra, projetada na parede, vai desbotando ao longo do dia, como se a casa estivesse nos contando suas histórias.

Essa observação foi nossa inspiração para a pintura das paredes do ambiente, que através dos seus fachos de luz, nos remete à ciclicidade dos dias e da vida, ao movimento de rotação da Terra e a sutileza da casa, com seu ritmo circadiano, o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos.

HALL TÉRREO
Luz Filtrada pelas Raízes

O Hall que recebe é também o que transporta

É onde a casa se apresenta e dá as boas-vindas para quem chega. É a transição entre o mundo exterior e o mundo interior. O ponto de conexão, o início do universo intrínseco.

O hall também é o responsável pela filtragem das camadas exteriores, tais como sapatos, casacos, chaves, correio e malas.

“A entrada da casa é como um prefácio de um livro, Que anuncia o que está por vir. Devemos sacudir nela a poeira dos pés e dos corações para nos abrirmos à mensagem transmitida pela primeira cena – no caso, o melhor de nós ali disposto.”*

ESCADA
Troncos, Galhos que Tocam e Transportam

O Tronco é a ligação entre o céu e a terra. O vínculo entre as raízes e as folhas. É a estrutura que possibilita buscar a luz, a iluminação e a transformação.

Representa uma viagem em várias fases, degraus, conexão e união. É o momento de se deixar banhar pela luz e todos seus benefícios.

“Ming Tang, centro sagrado e iluminado:

A casa tradicional chinesa tem sempre, ao centro, um pátio ajardinado que funciona como um reduto dos elementos da natureza, que é chamado Ming Tang, ou Palácio Brilhante, pois é pleno de ”brilho” ou energia. Pelo Feng Shui toda casa precisa de um Ming Tang.”*

HALL SUPERIOR
Copas das Árvores Voltadas para o Céu

“As plantas exalam um sopro, chamado chi, que fortalece a saúde.”*

Ao chegarmos ao piso superior somos recebidos pelo azul e seus nuances em verde, cosmos, luz e éter. Nos recolhemos à uma intimidade familiar e aos sonhos. É o espaço para transição ao essencial, momento de dormir e acalmar a mente e o corpo.

”A casa somos nós. Deixando a agitação lá fora, as nossas forças se recolhem e a nossa alma se dilata. (…) A Casa se faz enquanto nós também nos fazemos. Se for sincera a sua linguagem, amplia nossas dimensões existenciais.”*

*(Trechos do livro Casa Natural: Terapias da Casa – Volume 2 Arq Carlos Solano)

“O que nasce, já foi e não é mais. Sai do seu ponto de partida e caminha para outros lugares. Tudo está em movimento. E mais importante que a direção futura, é a compreensão e acolhimento do caminho percorrido até aqui.”

Helo Alvarez

Agradecemos à todos que nos apoiaram e abraçaram esse projeto, com amor e carinho, junto com a gente! Em especial Eduardo Trajano, Renato Bartolomei, Ezio Bonomi (Tarzan) e Francisco de Assis de Lima.

Fotos e Vídeo:  @kenjicaio e @fernandoperecin

Parceiros: @noroestehome @luxion_ @brzmoveis @golovatygallery @conexao.natural. @louroartebotanica. @wood_skull. @granparquetpisos. @junior_infra_x. @_suzanamoreira_. @clariceborian@casariachuelo  @biowashnatural  @danfeletricainteligente_  @12polegadas

de 09 de setembro à 06 de dezembro de 2021
Av Pedroso de Morais 2188 Pinheiros São Paulo SP

SAIBA + SOBRE A MOSTRA

Nosso blog
Instagram