Você já parou para pensar qual a diferença entre uma Casa e um Lar?
“Mas n√£o √© a mesma coisa, Luciana?”
Ser√°?! J√° fiz essa pergunta l√° no Feed do Instagram e deixei salvo nos destaques “S√≠mbolos” (S√©rie S√≠mbolos e Reflex√Ķes), alguns significados de Casa/Lar.

Senti que vale a pena voltar com essa pergunta. Especialmente agora, com todos em Casa, no aconchego do Lar. Bora l√°! Divido com voc√™s as minhas reflex√Ķes‚Ķ

Casa é o espaço físico, a construção, o material.
Lar √© quando esse espa√ßo f√≠sico √© preenchido por Sentimentos, Sensa√ß√Ķes, Momentos, Vida Pulsante, Hist√≥rias, Mem√≥rias, Desejos, Afetos, Rotina, Estilo de Vida, Acervo Pessoal‚Ķ Quando impregnamos as paredes das casas com a nossa energia – boa, ruim, fluida, estagnada, leve e/ou pesada – e transformamos algo frio e sem vida em algo com significado, com alma‚Ķ a alma de quem mora!

‘CASA + AMOR = LAR’

Nosso lar √© um centro din√Ęmico e acolhedor, de energia viva e em movimento. A partir desse centro temos a possibilidade de expandir, para dentro e para fora. Mas, o que mais podemos chamar de Casa? Quais s√£o as nossas Casas, os nossos Lares, al√©m dessa imediata imagem simb√≥lica que surge na nossa cabe√ßa? Vou partilhar as quatro, que considero as mais significativas, ok?

Nossa 1a casa √© o √ļtero materno, a 2a o nosso corpo, a casa da nossa alma, a 3a (ou as 3as) a casa f√≠sica que vamos “habitando” ao longo da vida… e podem ser muitas:
_a dos nossos pais, avós, tios e amigos;
_a rep√ļblica de estudantes ou o quarto do pensionato, para quem sai da casa dos pais para estudar (como eu);
_a nossa casa solo, quando saímos da casa dos pais, solteiros ou casados;
_também nos mudamos para outras casas com a necessidade de mais conforto, mais espaço, ou quando a família aumenta, com a chegada dos filhos ou quando uma oportunidade de trabalho nos convida;
_depois, quando nos separamos ou quando os filhos crescem, a casa fica grande demais, e nos mudamos novamente…

E por √ļltimo, mas n√£o menos importante, a nossa 4a casa… o nosso lindo Planeta Azul. A nossa grande M√£e Terra, que nos abriga, nos nutre e nos oferece tudo aquilo que precisamos para viver em harmonia: o ar, as florestas, os rios, desertos, oceanos, animais, insetos, as frutas, flores, os ciclos.

Quando inverto a ordem РTerra, Lar, Corpo, Útero Рfaço a relação com as famosas bonecas russas Matrioskas*, como se cada casa estivesse contida dentro da outra, da maior até a menor. Casas separadas por uma membrana fina e sensível, casulos intercambiáveis e conectados. Isso faz sentido pra você?

Acredito que estamos sendo convidados a respeitar as regras que regem o nosso Planeta РAs Leis Universais. Estamos sendo convidados a curar e a cuidar das nossas casas Рinterna e externa, dos nossos lares… Convidados a participar da vida de forma responsável. O que realmente importa? Quais são os seus valores mais sagrados?

Compartilha comigo sua defini√ß√£o de Casa e Lar ūüėČ

*Matrioskas: tamb√©m conhecida como boneca russa, √© um brinquedo tradicional da R√ļssia. Constitui-se de uma s√©rie de bonecas, geralmente feitas de madeira, colocadas umas dentro das outras, da maior (exterior) at√© menor (a √ļnica que n√£o √© oca).

Nosso blog
Instagram