Mas pode me chamar de Lu!

(“Senta que vem text√£o” ‚ô•)

Nasci em Uberaba, MG. Mas só nasci, nunca morei lá. Aos 7 anos de idade, mudamos do interior paulista para São Paulo, capital, onde moro até hoje. Gosto de pensar que sou um pouco mineira, um pouco paulista e um outro tanto paulistana… ah! com sangue italiano, do norte e do sul, correndo nas veias!

Durante boa parte da minha vida fui frequentadora assídua da casa dos meus avós, sempre cheia de tios, primos e amigos queridos. Coleciono muitos momentos, lembranças e histórias contadas e vividas ao redor da mesa farta: de comidas gostosas (e preferidas!), de muitas risadas, muito acolhimento e amor.

Amo a natureza, os animais e sonhava ser Veterinária. Mas, minhas habilidades em organizar e arrumar a casa desde menina e as felizes descobertas nas aulas de educação artística do colégio prevaleceram, e me levaram a fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Atraída pelo design dos objetos, passei um ano na Itália, me especializando em Design Comercial. Depois me apaixonei por Marketing e também me especializei. Mas me dediquei, amorosamente, ao Lighting Design (=Projetos de Iluminação), por 18 anos.

A Iluminação na Minha Vida

Iniciei minhas atividades na √°rea de ilumina√ß√£o em 1998, na Philips Lighting do Brasil, onde conduzi o LITEC – Lighting Technology Center ‚Äď que era o maior e mais avan√ßado centro de estudo e aplica√ß√£o da luz da Am√©rica Latina. Recebi e apresentei o LITEC para, aprox. seis mil profissionais e estudantes de diversas √°reas afins. Nem preciso dizer qu√£o incr√≠vel foi essa experi√™ncia pra mim.

Continuar lendo...

Em 2000, fui estudar ingl√™s em Chicago/EUA e acabei morando l√° por oito meses. J√° de volta a S√£o Paulo, de 2002 a 2004, coordenei os projetos de ilumina√ß√£o de escrit√≥rio que mantinha acordo operacional com a ERCO Lighting, renomada empresa alem√£. Nesse mesmo per√≠odo, desejando estar mais presente e conectada comigo mesma, iniciei os estudos e as pr√°ticas de yoga, medita√ß√£o, medicina ayurv√©dica, e minhas sess√Ķes de terapia.

Participei do Semin√°rio EMPRETEC, aplicado pelo Sebrae em 2004, desenvolvido pela ONU-Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unida para promover o comportamento empreendedor. Impulso que faltava pra planejar e investir na abertura do meu primeiro neg√≥cio.

Criei a ACENDA Projetos de Iluminação em 2005, onde permaneci até o final de 2016 como Sócia Fundadora e Diretora Criativa. Esse período de 11 anos, foram absolutamente fantásticos! Colecionamos clientes satisfeitos, parcerias duradouras, alguns projetos premiados, 05 Estádios para a Copa do Mundo de 2014, Centros de Treinamento, Espaços Comerciais, Corporativos, Hotéis e Residências.

Um Verdadeiro Laboratório

O P√≥s-Copa do Mundo, me trouxe muitas reflex√Ķes, coincidiu com muitas mudan√ßas pessoais, e me deu uma vontade genu√≠na de desacelerar e deixar a minha vida leve, s√≥ com o essencial. Em 2016, pausei o mundo da ilumina√ß√£o e iniciei o meu ano sab√°tico* (sempre achei muito chique quando diziam isso). Precisava de um respiro, uma pausa de quase tudo que vinha fazendo, meio no piloto autom√°tico.

Continuar lendo...

Estou casada desde 2014 com um engenheiro, que admira arquitetura e sonha em ser professor. Por ironia do destino, ele coleciona coisas. Começar a nossa vida juntos me ajudou muito ver minha vida sob uma nova perspectiva. O processo de compartilhar uma casa, onde as minhas coisas iriam dividir os espaços com as coisas dele, nos tirou do lugar de conforto.

Entramos em contato com o nosso acervo, tivemos que avaliar o que fazia sentido na nova fase, abrir mão, revisitar as memórias, conversar, respeitar o significado de cada coisa, a personalidade e o tempo de cada um. Redefinimos a nossa relação com as nossas coisas e acabamos aprofundando o nosso relacionamento. Um verdadeiro laboratório para o que estaria por vir.

Acredito que toda essa movimenta√ß√£o atrav√©s do amor acabou me fazendo lembrar o quanto gosto de ser “dona de casa”, o quanto gosto de receber os amigos, de estar com as pessoas que amo, o quanto me sinto leve e feliz fazendo um bolo na cozinha de casa, por exemplo. Gosto das coisas boas e simples da vida! Como o cheiro de bolo quentinho passeando pelos ambientes do nosso lar, doce lar… ahhh, que del√≠cia!

Nascia a As Coisas Falam

Cheguei em 2018 com o desafio de colocar minhas grandes paix√Ķes ‚Äď o autoconhecimento, a casa, a organiza√ß√£o e as viagens – trabalhando juntas, potencializando a minha alegria de viver, inspirando alguns e convidando outros a se reconectarem com a casa, com as coisas, lugares e pessoas… Nascia a As Coisas Falam!

E aqui estamos, comemorando mais um ano de vida, num momento onde nossa Casa, que nos protege e nos acolhe, voltou a ser sentida como um Lar. Percebemos quão importante é estar conectado com nosso espaço privado e com a natureza, cuidar dos relacionamentos e dos nossos afetos.

Cada objeto tem um significado, uma simbologia para nossa vida, contam a nossa hist√≥ria e comp√Ķe isso que chamamos de Lar. N√£o importa se s√£o poucas ou muitas coisas, se s√£o sofisticadas ou simples, o que importa √© o sentido que se d√°.

Encerro agradecendo, do fundo do meu cora√ß√£o, a minha Fam√≠lia, a todos os Mestres e Mentores que encontrei pelo caminho, todos os Livros que j√° li, todos os Filmes que assisti, todas as Viagens, todas as Pessoas que j√° tive contato e observei, a Natureza com a sua beleza, harmonia e for√ßa, todas as Coisas que j√° dialoguei, a Luz e a Sombra presentes em tudo o que √©… e a Voc√™, por estar aqui! Seja sempre muito bem-vindo!

Vamos viver essa experiência lado a lado, se reconectando afetuosamente a vida em casa e a cultura do morar.

Com carinho ‚ô•

Lu Costantin

Curiosidade – *Ano Sab√°tico: O termo surgiu atrav√©s das tradi√ß√Ķes do costume judaico, que consistem no dia de descanso para os judeus. Na b√≠blia, o ano sab√°tico √© conhecido por Shemit√°, que na tradu√ß√£o literal do hebraico significa ‚Äúliberta√ß√£o‚ÄĚ.

Saiba aqui o que eu levo na bagagem d'As Coisas Falam pra você ::

Estudar √© um dos meus hobbies! J√° fiz v√°rias forma√ß√Ķes, aparentemente, bastante ecl√©ticas, mas muito complementares, como:

ARQUITETURA E DESIGN :: graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUC de Campinas 1996, e especialização em Design Comercial pela Accademia Italiana di Moda, Arte e Design de Florença, Itália 1997

LIGHTING DESIGN :: 18 anos de experiência, sendo 11 deles a frente da Acenda Projetos de Iluminação

SAUDABILIDADE :: Arquitetura Saud√°vel :: Certificada pela HBC – Healthy Building Certificate 2020

ORGANIZAÇÃO :: capacitação em Personal Organizer dA Casa Com Vida 2020, e da Yru Organizer 2018

Em formação РPrograma Profissão: Personal Organizer, com Helena Alkhas, Chicago IL

COACHING ONTOL√ďGICO :: Territ√≥rio Appana 2020

NEUROARQUITETURA :: NeuroAU 2021, e NeuroArq Academy 2021

CONSULTORIA DE ESTILO :: Oficina de Estilo 2018

BIOMIM√ČTICA :: Bioinspirations 2020

MARKETING :: pós-graduação em Administração e Marketing pela ESPM 2000

EMPREENDEDORISMO CRIATIVO :: Espaçonave 2018

ESSENCIALISMO :: ensinamentos de Greg McKeown 2021

E mais: psicologia ambiental, slow living, simplicidade volunt√°ria, design biof√≠lico, fotografia, escrita afetiva, culin√°ria vegana, vinhos, pintura, mandalas, aquarela, encaderna√ß√£o, arranjos florais, astrologia, cristais, radiestesia, ingl√™s, italiano…

Nosso blog
Instagram