Prazer, sou Luciana Costantin, mas pode me chamar de Lu 😉

Nasci em Uberaba, MG. Mas só nasci, nunca morei lá. Aos sete anos de idade, mudamos do interior paulista para São Paulo, capital, onde moro até hoje. Gosto de pensar que sou um pouco mineira, um pouco paulista e um outro tanto paulistana.

Durante boa parte da minha vida fui frequentadora assídua da casa dos meus avós, sempre cheia de tios, primos e amigos queridos. Coleciono muitos momentos, lembranças e histórias contadas e vividas ao redor da mesa farta: de comidas gostosas (e preferidas!), de muitas risadas, muito acolhimento e amor.

Estudei Arquitetura em Campinas, Design na Itália e Marketing em São Paulo. Em 1998, iniciei minhas atividades na área de iluminação, na Philips Lighting do Brasil, onde conduzi o LITEC – Lighting Technology Center – o maior e mais avançado centro de estudo e aplicação da luz da América Latina. Recebi e apresentei o LITEC para, aproximadamente, seis mil profissionais e estudantes de diversas áreas afins. Nem preciso dizer quão incrível foi essa experiência pra mim 😉

Com o fechamento do LITEC em 2000, fui estudar inglês em Chicago/EUA e acabei morando lá por oito meses.

Já de volta a São Paulo, de 2002 a 2004, coordenei os projetos de iluminação da empresa E:Light, que mantém acordo operacional com a ERCO Lighting, renomada empresa alemã. Nesse mesmo período, desejando estar mais presente e conectada comigo mesma, iniciei os estudos e as práticas de yoga, da meditação e da medicina ayurvédica.

Participei do Seminário EMPRETEC, aplicado pelo Sebrae em 2004, desenvolvido pela ONU-Organização das Nações Unida para promover o comportamento empreendedor. Impulso que faltava pra planejar e investir na abertura do meu próprio negócio.

Criei a ACENDA Projetos de Iluminação em 2005, onde permaneci até o final de 2016 como Sócia Fundadora e Diretora Criativa. Esse período de onze anos, foram absolutamente fantásticos! Comecei a empresa sozinha, com a cara e a coragem, num apartamento de 55m2.

Com pouco mais de dois anos, desenvolvemos o projeto para as áreas nobres do Hotel Iberostar Praia do Forte, em Salvador/BA, que, em 2009, recebeu o Prêmio ABILUX de Projetos de Iluminação, foi capa de importante revista do setor e colocou a ACENDA em um outro patamar. Tanto é que desenvolvemos projetos de iluminação para 05 Estádios para a Copa do Mundo de 2014, Centros de Treinamento, Espaços Comerciais, Residenciais e Corporativos. Em 2013, fomos agraciados com quatro Prêmios ABILUX de Projeto de Iluminação, três 1o lugares e um 2º lugar.

O Pós-Copa do Mundo, me trouxe muitas reflexões, muitas mudanças pessoais, e uma vontade genuína de desacelerar e deixar a minha vida alinhada, atualizada.

Em 2016, decidi (e me permiti) pausar o mundo da iluminação. Loucura? Radicalismo? Prefiro pensar que estava na hora de colocar o carro (eu) para revisão 😉 Tempo de honrar aquilo que é sagrado em mim e para mim.

Cheguei em 2018 com o desafio de colocar minhas três grandes paixões – o autoconhecimento, a casa e as viagens – trabalhando juntas, potencializando a minha alegria de viver, inspirando alguns e convidando outros a se reconectarem com a casa, com as coisas, lugares e pessoas… e com tudo aquilo que faz sorrir o coração. Nascia a As Coisas Falam!

E aqui estamos, comemorando seu 2º ano de vida, num momento onde a Casa que nós criamos, transformamos, é o Lar que nos protege, nos acolhe. É muito importante estar reconciliado com este Lar, gostar das Coisas que fazem parte desse espaço. Cada objeto tem um significado para a sua vida e compõe isso que você chama de Lar. Não importa se são poucas ou muitas coisas, se são sofisticadas ou simples, o que importa é o sentido que se dá.

Antes de nos despedirmos, não posso deixar de agradecer, do fundo do meu coração, a minha Família, a todos os Mestres e Mentores que encontrei pelo caminho, todos os Livros que já li, todos os Filmes que assisti, todas as Viagens, todas as Pessoas que já tive contato e observei, a Natureza com a sua beleza, harmonia e força, todas as Coisas que já dialoguei, a Luz e a Sombra presentes em tudo o que é… e a Você, por estar aqui! Seja sempre muito bem-vindo!

Formação

Profissional Qualificado e Certificado HBC-PRO / Selo Casa Saudável (2020 – HBC Healthy Building Certificate)

Considero ter uma formação bastante eclética. Aliás, acho que estudar é um dos meus Hobbies (sou uma Lifelong Learner?). Já fiz curso de italiano, fotografia, escrita, culinária vegana, vinhos, pintura, aquarela, encadernação, arranjos florais, astrologia, cristais, radiestesia, além de:

· Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (1996 – PUC de Campinas) e especialização em Design Comercial (1997 – Accademia Italiana di Moda, Arte e Design de Florença, Itália)
· Pós-graduação em Administração e Marketing (2000 – ESPM)
· Curso “Experiência e Prática de Biomimética”, (2020 – Bioinspirations, com Alessandra Araújo)
· Em Formação em Coaching Ontológico (2020 – Território Appana, com Karitas Ribas e Matheus Ribas)
· Formação em Personal Organizer (2020 – A Casa Convida, com Micaela Góes, Ivana Portella e Stella Rangel e 2018 – Yru Organizer, com Juliana Faria)
· Imersão ‘Monster of the Future’ – Marketing, Conteúdo, Estratégias e Pessoas (2019 · Little Monster, com Karina Francis e Equipe)
· Decola! LAB – Empreendedorismo Criativo (2018 – Espaçonave, com Rafa Cappai)
· Curso de Formação em Consultoria de Estilo (2018 – Oficina de Estilo, com Cristina Zanetti e Fernanda Resende)
· Como se encontrar na escrita (2017 – The School of Life, com Ana Holanda)
· A Arte de Morar (2017 – The School of Life, com Chris Campos)
· Workshop Project Model Canvas (2014 – com o Prof José Finocchio)
· Programa Practitioner PNL-Programação Neuro Linguística (2007 – Dolphin Tech, com o Dr Nelson Spritzer)

Nosso blog
Instagram